6 dicas para te ajudar com os pequenos nas tarefas escolares!

1 • Crie uma rotina de estudos

Delimite um horário de estudos. É fundamental realizar as atividades em períodos que ela já esteja acostumada para não gerar resistência e estranheza.

2 • Mantenha um ritmo de estudos em casa

Não tente impor a mesma carga horária realizada dentro da escola duas horas de estudo por dia já são mais que suficientes.

3 • Não dê respostas

A criança precisa do seu apoio, mas isto não significa que você precise dizer as respostas para ela. Caso ela tenha alguma dificuldade, mostre empatia e compreensão incentivando a reler a questão ou a dar uma pausa para o descanso.

4 • Pergunte sobre o que a criança está estudando

Peça para que ela explique o que entendeu da leitura ou como conseguiu chegar às respostas dos exercícios. Isto aproxima e traz confiança à criança, além de ajudá-la a encontrar possíveis erros.

5 • Faça intervalos

É difícil manter a atenção das crianças em uma mesma atividade por muito tempo, além de ser cansativo. Por isso, as pausas são fundamentais. Desta forma, as crianças podem relaxar e depois voltar aos exercícios de maneira mais concentrada e tranquila.

6 • Cada criança tem seu ritmo

Somos únicos, cada criança tem o seu próprio ritmo e seu próprio modo de absorver informações. Com o tempo eles vão absorvendo melhor e vão se sentindo mais confortáveis, por isto, respeite o tempo e o ritmo de cada criança.