Projeto “Pensando Nisso” – Tema “Florescendo para a vida”

Para o 4º Bimestre do ano letivo de 2018, dando sequência ao Projeto “Pensando Nisso”, a Psicóloga Flávia Murra abordou os alunos, da Educação Infantil ao Fundamental 1, com o tema: “Florescendo para a vida”. O objetivo foi refletir sobre o poder de nossas palavras sobre os outros e sobre nós mesmos.

Os alunos foram estimulados a proferir palavras para duas plantas que iniciaram o Projeto igualmente lindas. Estas foram rotuladas de “FEIA” e “BONITA”. Para a Planta nomeada de “FEIA”, eles proferiram palavras de ofensas; já para a “BONITA” palavras de elogio.

As plantas ficaram expostas por 15 dias, durante os intervalos dos alunos, onde todos tinham acesso a elas. Após este período, a Psicóloga Flávia Murra pôde refletir com os alunos em sala de aula sobre o objetivo do projeto e as percepções dos alunos. Ao verem que a “FEIA” estava ficando amarelada e sem flores, os jovens foram estimulados a refletir à respeito da nossa influência sobre as outras pessoas. Assim se plantinhas, seres vivos como nós, foram afetadas com as falas dos outros, imaginem como ficam nossos amigos ao serem excluídos de brincadeiras, ou quando são ofendidos com a desculpa de ser a ofensa somente uma “brincadeira”.

#TrabalhandoBullyingdemaneirasdiferentes

#Bullyingésemprebullying