Conheça mais sobre o uso de tecnologias na educação

Conheça mais sobre o uso de tecnologias na educação!

O modelo tradicional de sala de aula vem sendo amplamente modificado, por esta razão surge a necessidade de as aulas serem adaptados à nova realidade por meio do uso de tecnologias na educação. Para isto é preciso entender melhor sobre como usar estas tecnologias da melhor maneira e fazê-las de aliadas no contexto educacional

Nesta perspectiva, fizemos deste artigo um caminho para solucionar suas dúvidas e lhe mostrar com mais clareza todas as vantagens desta nova modalidade tão explorada nos dias de hoje de maneira nunca vista

O uso de tecnologias na educação

Utilizar diferentes maneiras de lecionar as aulas já estava se tornando quase que obrigatório antes mesmo da pandemia, principalmente se o público é mais jovem, pois manter a atenção somente apresentando no quadro está cada vez mais desafiador diferentes maneiras de lecionar

Por isso, existem diferentes formas de unir o ensino tradicional à utilização de ferramentas digitais na escola, como videoaula, livros digitais, plataforma de exercícios e simulados online. Eles podem ser feitos diretamente no computador ou tablet entre os alunos/grupos/escolas ou, ainda, celulares.

Estes são apenas alguns exemplos do uso das tecnologias na educação, demonstrando como ela foi ganhando seu espaço nas salas de aula.

Quais os benefícios das tecnologias na aprendizagem?

Observar a atenção e foco dos alunos, estimular a curiosidade em buscar informações além das apresentadas, são alguns dos benefícios do uso das tecnologias na educação. Além disso, atividades educativas realizadas por meio da tecnologia melhoram o rendimento dos alunos e auxiliam os professores tornarem a aula mais fascinante.

Desta forma, é possível entender o progresso na aprendizagem do aluno em relação ao conteúdo

Metodologias ativas e a tecnologia

Embora a tecnologia na educação forneça diversas vantagens aos alunos e professores, é imprescindível que o professor tenha um olhar atendo para que seja possível uma metodologia de resultados

E é por esta razão que nossos Professores utilizam o fundamento “aprender fazendo”, onde professor tem a capacidade de gerar inúmeros insights e pensamento crítico por parte dos alunos.

Tecnologia da informação e comunicação

O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação envolve diferentes formas de utilizar equipamentos para transmitir as informações aos alunos.

Não há uma garantia de que a utilização de tablets e ambientes virtuais sejam responsáveis por um aprendizado mais efetivo, mas, se utilizados de maneira correta dentro das instituições de ensino, podem ajudar a desenvolver a criatividade e a gerar novos interesses.

UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.) acredita que as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes e, justamente por isto, elaborou diretrizes sobre a aprendizagem móvel, documento que reúne várias orientações sobre como é possível aliar e garantir o uso de aparelhos móveis à educação.

Inteligências Artificiais

Sabemos que por trás de quase todos os sites que visitamos há uma inteligência artificial que percebe nossos interesses, desejos e forma de consumo. Mas, como funciona essas tecnologias na educação?

Funcionam por meio de trilhas individuais de aprendizado, direcionando o aluno para os conteúdos que ele precisa de mais estímulo. Ao gerenciar o aprendizado de cada aluno, o professor consegue direcionar seus esforços de maneira assertiva e com a possibilidade de resultados muito positivos.

Já existem estudos que indicam que as escolas do futuro terão a grade curricular individual, onde cada aluno, ao definir que profissão ou área quer seguir, escolhe os conteúdos mais relevantes e significativos para sua formação.

O contexto atual nos mostra que já é fundamental educar integrando as tecnologias na educação, e que ela deve se tornar uma aliada estratégica no dia a dia do professor, uma vez que estimula o protagonismo do aluno na sua jornada de aprendizado.