Núcleo de Apoio

O Colégio oferece um acompanhamento psicológico para os alunos através da psicóloga Flavia Thomaz Murra da Silva. Este acompanhamento é feito desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

O trabalho do profissional de psicologia dentro de uma escola, não é realizar atendimentos clínicos e sim estar atuando junto à direção, coordenação, professores, funcionários, estudantes e pais, realizando uma orientação de maneira mais efetiva para lhe dar com o aluno.

Pequenos atendimentos são realizados frequentemente, não só aqueles com déficit de aprendizagem, mas alunos com problemas comportamentais, entre outras observações mais específicas que podem ser detectadas e encaminhadas para outros profissionais, caso necessário: médico, fonoaudiólogo, psicopedagoga.

O objetivo é que o aluno consiga um retorno de aprendizagem e que suas dificuldades sejam superadas.

Orientação Vocacional

A Psicóloga Flávia desenvolve um projeto de orientação vocacional com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio, no primeiro semestre. Preste atenção nestas dicas importantes!

Com certeza você já ouviu muito, que precisa procurar conhecer bem a si mesmo, os cursos e a carreira que pretende seguir, mas de fato, esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. Buscar referências e informações com amigos, familiares, amigos dos seus pais e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de conseguir esse conhecimento.

Escolher a profissão é importante, mas é imprescindível refletir sobre a carreira que você irá construir. O mercado de trabalho pede duas competências primordiais:

1) Expertise - que é a soma de conhecimentos multidisciplinares, com experiências múltiplas, não necessariamente de trabalho, mas de vida.
2) Resiliência - ou seja, capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir a pressões de situações adversas com presteza, estratégia e agilidade.
A escolha consciente da carreira pode exigir dois passos:

Primeiro: Olhar para dentro de si e analisar suas habilidades, gostos, personalidade e também se questionar:
- Quais atividades terei que fazer nessa profissão?
- Quais atividades terei de fazer? Vou gostar e realizá-las?
- Quais atividades não farei, mas gostaria de fazer?
- Quais atividades não farei e não gostaria de fazer?

Segundo: Procurar as carreiras que possam combinar com você e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas. Veja palestras, congressos, pesquise sobre o mercado, converse com profissionais da área. Conhecer a universidade e tentar participar de atividades oferecidas por elas, também pode ajudar você a se decidir.
O intuito, nessa etapa, não é decidir por uma profissão, mas sim descobrir áreas e temas de interesse com os quais você gostaria de trabalhar, em longo prazo. Não adianta escolher um curso de graduação, sem saber o que vai fazer com ele.
A ideia é que, se você já sabe aonde quer chegar na carreira, terá mais clareza para definir as ferramentas necessárias para isso, como os cursos de graduação e especialização que vai fazer, os idiomas que precisa aprender, estágios e a melhor instituição para estudar.
Faça a si mesmo perguntas simples:

- Em quais profissões poderei usar as habilidades que tenho?

- Conheço bem o curso que pretendo fazer? Observei a grade curricular do curso para conhecer quais matérias vou estudar?

- Em quais locais, empresas e cargos eu poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade?

Depois é preciso considerar se as vantagens e desvantagens compensarão. Você se sentirá realizado se não puder usar algumas de suas habilidades? E se tiver de fazer coisas que não gostaria? Se não consegue ver sangue, por exemplo, e ainda assim quer fazer Medicina? Vale se perguntar, por que você quer tanto essa carreira e se o saldo será positivo no fim do processo.

O que sempre idealizamos é conseguir conciliar hobby e competências, e a primeira etapa desse processo de escolha (o autoconhecimento) é com você.

Projeto Humanidades

EDUCAÇÃO COM ÉTICA E CIDADANIA

A partir deste ano, o Colégio Barretos Objetivo passou a contar com mais um projeto importante – o Projeto Humanidades.

É um programa educacional que visa três objetivos intercomplementares: iniciação filosófica de crianças e jovens; educação para o pensar; preparação para uma cidadania responsável.

O aspecto central da metodologia do Projeto Humanidades é a realização do diálogo investigativo que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidades de investigação. Nelas, os participantes expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os. Trata-se de um verdadeiro processo de cooperação intelectual, afetiva e criativa.

O Projeto propõe o envolvimento de alunos, de forma reflexiva, com temas comprovadamente formativos do substrato humanístico necessários a todas as pessoas, particularmente enquanto cidadãs. Tais temas dizem respeito aos valores (especialmente os morais), à convivência social racional, à importância do bem pensar e do pensar autônomo. Assim, uma vez por semana, pelo professor da sala, será trabalhado um tema específico: Amizade, Paz, Espírito de Grupo, Pessoas com necessidades especiais/ Inclusão, Autocrítica e autocontrole, Ética, Cidadania, Família, Valores, Meio Ambiente, Artes, etc.

É o primeiro passo concreto na efetivação de uma proposta educacional fundamentalmente humanista no Colégio Barretos Objetivo. A educação humanista é a melhor maneira de contribuirmos para a formação ética e responsável dos alunos. Sabemos também que tais princípios devem estar presentes em todos os momentos. O educador deve estar atento para o ensino e a propagação de valores humanos positivos para a formação moral e cognitiva do aluno.

Este Projeto foi inserido no currículo dos alunos do Ensino Fundamental I com supervisão da Psicóloga Flávia Murra e do Professor de Filosofia e Sociologia do Colégio, Rodrigo Ruiz Sanches.