O Colégio oferece um acompanhamento psicológico para os alunos através da psicóloga Flavia Thomaz Murra da Silva. Este acompanhamento é feito desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
O trabalho do profissional de psicologia dentro de uma escola, não é realizar atendimentos clínicos e sim estar atuando junto à direção, coordenação, professores, funcionários, estudantes e pais, realizando uma orientação de maneira mais efetiva para lhe dar com o aluno.
Pequenos atendimentos são realizados frequentemente, não só aqueles com déficit de aprendizagem, mas alunos com problemas comportamentais, entre outras observações mais específicas que podem ser detectadas e encaminhadas para outros profissionais, caso necessário: médico, fonoaudiólogo, psicopedagoga.
O objetivo é que o aluno consiga um retorno de aprendizagem e que suas dificuldades sejam superadas.
Com certeza você já ouviu muito, que precisa procurar conhecer bem a si mesmo, os cursos e a carreira que pretende seguir, mas de fato, esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. Buscar referências e informações com amigos, familiares, amigos dos seus pais e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de conseguir esse conhecimento.
Escolher a profissão é importante, mas é imprescindível refletir sobre a carreira que você irá construir. O mercado de trabalho pede duas competências primordiais:
1) Expertise - que é a soma de conhecimentos multidisciplinares, com experiências múltiplas, não necessariamente de trabalho, mas de vida.
2) Resiliência - ou seja, capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir a pressões de situações adversas com presteza, estratégia e agilidade.
A escolha consciente da carreira pode exigir dois passos:
Primeiro: Olhar para dentro de si e analisar suas habilidades, gostos, personalidade e também se questionar:
- Quais atividades terei que fazer nessa profissão?
- Quais atividades terei de fazer? Vou gostar e realizá-las?
- Quais atividades não farei, mas gostaria de fazer?
- Quais atividades não farei e não gostaria de fazer?
Segundo: Procurar as carreiras que possam combinar com você e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas. Veja palestras, congressos, pesquise sobre o mercado, converse com profissionais da área. Conhecer a universidade e tentar participar de atividades oferecidas por elas, também pode ajudar você a se decidir.
O intuito, nessa etapa, não é decidir por uma profissão, mas sim descobrir áreas e temas de interesse com os quais você gostaria de trabalhar, em longo prazo. Não adianta escolher um curso de graduação, sem saber o que vai fazer com ele.
A ideia é que, se você já sabe aonde quer chegar na carreira, terá mais clareza para definir as ferramentas necessárias para isso, como os cursos de graduação e especialização que vai fazer, os idiomas que precisa aprender, estágios e a melhor instituição para estudar.
Faça a si mesmo perguntas simples:
- Em quais profissões poderei usar as habilidades que tenho?
- Conheço bem o curso que pretendo fazer? Observei a grade curricular do curso para conhecer quais matérias vou estudar?
- Em quais locais, empresas e cargos eu poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade?
Depois é preciso considerar se as vantagens e desvantagens compensarão. Você se sentirá realizado se não puder usar algumas de suas habilidades? E se tiver de fazer coisas que não gostaria? Se não consegue ver sangue, por exemplo, e ainda assim quer fazer Medicina? Vale se perguntar, por que você quer tanto essa carreira e se o saldo será positivo no fim do processo.
O que sempre idealizamos é conseguir conciliar hobby e competências, e a primeira etapa desse processo de escolha (o autoconhecimento) é com você.
EDUCAÇÃO COM ÉTICA E CIDADANIA
A partir deste ano, o Colégio Barretos Objetivo passou a contar com mais um projeto importante – o Projeto Humanidades.
É um programa educacional que visa três objetivos intercomplementares: iniciação filosófica de crianças e jovens; educação para o pensar; preparação para uma cidadania responsável.
O aspecto central da metodologia do Projeto Humanidades é a realização do diálogo investigativo que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidades de investigação. Nelas, os participantes expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os. Trata-se de um verdadeiro processo de cooperação intelectual, afetiva e criativa.
O Projeto propõe o envolvimento de alunos, de forma reflexiva, com temas comprovadamente formativos do substrato humanístico necessários a todas as pessoas, particularmente enquanto cidadãs. Tais temas dizem respeito aos valores (especialmente os morais), à convivência social racional, à importância do bem pensar e do pensar autônomo. Assim, uma vez por semana, pelo professor da sala, será trabalhado um tema específico: Amizade, Paz, Espírito de Grupo, Pessoas com necessidades especiais/ Inclusão, Autocrítica e autocontrole, Ética, Cidadania, Família, Valores, Meio Ambiente, Artes, etc.
É o primeiro passo concreto na efetivação de uma proposta educacional fundamentalmente humanista no Colégio Barretos Objetivo. A educação humanista é a melhor maneira de contribuirmos para a formação ética e responsável dos alunos. Sabemos também que tais princípios devem estar presentes em todos os momentos. O educador deve estar atento para o ensino e a propagação de valores humanos positivos para a formação moral e cognitiva do aluno.
Este Projeto foi inserido no currículo dos alunos do Ensino Fundamental I com supervisão da Psicóloga Flávia Murra e do Professor de Filosofia e Sociologia do Colégio, Rodrigo Ruiz Sanches.