Projeto Mind Lab

mind-lab

O Colégio Barretos Objetivo, visando aprimorar a didática dos professores e colaboradores, e ampliando as formas de angariação de conhecimento por seus alunos, firmou parceria com a Mind Lab - Empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências.

O principal projeto da empresa Mind Lab, a ser aplicado aos nossos alunos do Ensino Fundamental I e II neste segundo semestre, é o Projeto MenteInovadora, que propõe-se a variar os campos de saberes da escola, oferecendo outras e novas perspectivas que visam tanto à problematização quanto à proposição de outras práticas pedagógicas na escola, de outras possibilidades e perspectivas de trabalhar, a um só tempo, a partir de jogos de raciocínio, várias dimensões envolvidas na formação do educando – cognitiva, afetiva, social e ética.

O conceito central da metodologia baseia-se no princípio de que os jogos de raciocínio funcionam como uma importante ferramenta do processo do pensamento, além de ajudar o aluno a lidar melhor com situações emocionais, sociais e éticas.

O jogo é um recurso didático privilegiado, pois possibilita viver experiências que representam os desafios da realidade, além de ser divertido, acolhedor e empolgante e, assim, criar um maior envolvimento na relação de ensino-aprendizagem.

Objetivos do Projeto MenteInovadora - Mind Lab
a) Desenvolvimento da consciência
b) Desenvolvimento das habilidades de raciocínio
c) Fortalecimento das habilidades sociais
d) Transferência interdisciplinar

Metodologia do Projeto MenteInovadora
O domínio conceitual que rege a Metodologia do Projeto MenteInovadora, juntamente com a descrição de como isso funciona na prática, implica considerar três aspectos: aprender um jogo de raciocínio: aprender os métodos de raciocínio relacionados; aplica-los na vida real. O processo propõe estabelecer conexões entre estes aspectos por meio de construção mediada, considerando-se o aluno, as habilidades do entorno e o professor-mediador.

Prática dos Jogos de Raciocínio
Os jogos de raciocínio possibilitam o desenvolvimento de conceitos importantes, como: capacidade de resolução de situações problemas, cooperação, equilíbrio, administração de recursos, dentre muitos outros.

Métodos Metacognitivos
Instrumentos norteadores e organizadores do pensamento, construídos a partir das estratégias e conceitos estudados na prática com o jogo. Estes métodos favorecem o pensar sobre a própria ação, sobre o próprio pensamento, e lidam com o aprimoramento de habilidades:

Habilidades cognitivas
Resolver situações-problema; tomar decisões; estabelecer conclusões lógicas; investigar, compreender, captar, comunicar e contextualizar informações, entre outras.

Habilidades sociais
Cooperar e colaborar; lidar com regras; trabalhar em equipe; atuar em um ambiente competitivo; comunicar-se com clareza e coerência, entre outras.

Habilidades emocionais
Lidar com as emoções; adiar recompensas; aprender com o erro, entre outras.

Habilidades éticas
Respeitar, tolerar e viver a diferença; agir positivamente para o bem comum, entre outras.

Aplicabilidade em situações do cotidiano
Os métodos, estratégias e conceitos construídos por meio do jogo são passíveis de serem usados em outros componentes curriculares e nas mais diversas situações do cotidiano: em família, nas relações sociais, no trabalho, enfim, em todas as esferas da vida.

Coordenador do Projeto Mind Lab: Marco Sahium Filho.

Conheça mais sobre o projeto, acesse www.mindlab.com.br/mindlab

mind-lab1
mind-2